sexta-feira, 25 de maio de 2012

Trabalho Final - Infografia

A notícia que escolhi para elaborar a infografia é uma notícia do Público online e fala-nos da boa comunicação entre os filhos e os pais e como esta se vai degradando com o passar dos anos. Esta notícia insere-se no estudo "Health Behaviour in School-Aged Children" que é feito no âmbito da Organização Mundial de Saúde. 
A primeira ideia que tive era a de dois pictogramas, um azul (símbolo da comunicação com o pai) e um cor-de-rosa (símbolo da comunicação com a mãe), que fossem ficando "cheios" conforme a boa comunicação que tivessem. O segundo dado da notícia: as diferenças de comunicação por idade tinham por base gráficos de barras com as respectivas cores azul e cor-de-rosa. Relativamente ao contexto editorial a primeira ideia que tive era a de inserir a infografia na própria notícia no site do Público. O resultado da infografia e respetivo contexto editorial foi este: 
Infografia - Primeira tentativa
1ª Infografia, contexto editorial 




No entanto fiquei um pouco descontente com o resultado final porque achei demasiado simples e que, com mais imaginação e elaboração conseguia algo melhor. Foi então que voltei a pôr "mãos à obra" e cheguei à versão final do meu trabalho. 
Continuei com a ideia dos pictogramas, mas para ser visualmente mais perceptível a informação optei por colocar 20 pictogramas para cada progenitor (cada um correspondente a 5%) e pintar das cores definidas (azul e cor-de-rosa) os pictogramas correspondentes a uma boa comunicação. Em baixo dos mesmos coloquei dois balões de fala com a percentagem respectiva por várias razões: porque as pessoas assim não tem de estar a contar os pictogramas, rapidamente olham e percebem e porque já que o contexto é a comunicação nada melhor que um balão de fala com a informação simples e directa. 
No que concerne à parte da comunicação por idades resolvi inovar e, em vez dos simples gráficos de barras, optei por fazer duas caras, uma de criança (que corresponde aos 11-12 anos) e uma de adolescente (que corresponde aos 15-16 anos), e, à volta destas, gráficos de barras circulares com a respectivas percentagens. Por último, em baixo destas optei por pôr uma pequena conclusão: "Crescem e falam menos". Por fim, optei por colocar um lead de forma a contextualizar o leitor. O resultado final foi este:
Infografia Final

Já com a infografia final elaborada o que se pretendia agora era inseri-la num contexto editorial à nossa escolha. Assim, após alguma pesquisa, e como não queria repetir o contexto da primeira tentativa, de modo a fazer algo diferente, decidi que o melhor local a inserir era num artigo da revista Pais&Filhos: "A idade de todas as crises" que fala sobre os comportamentos dos jovens adolescentes e como os pais devem lidar com eles. Assim, a infografia aqui inserida tem um papel de complemento porque, apesar de não ser nenhuma notícia, é um artigo que fala sobre o mesmo tema e a infografia serve como uma curiosidade para as pessoas saberem e ficarem informadas de como está, em Portugal a comunicação entre pais e filhos.


Contexto Editorial

Análise de uma Infografia

A infografia que escolhi para esta análise foi uma infografia do jornal i sobre o surf. É uma espécie de dicionário que "ensina" às pessoas alguns dos conceitos deste desporto. 
Acho que esta infografia está bem conseguida porque primeiro informa através de texto mas também através de ilustração, ou seja, cada conceito está ilustrado de modo a quem vê/lê perceba melhor. Por exemplo: o conceito "Tubo" está explicado não só no texto mas também pela ilustração de como se faz o "tubo". Para além disso o grafismo evoca a sensação de movimento como se realmente de ondas do mar e de pessoas a fazer surf se tratasse. 
Esta infografia faz um uso minimalista da cor, com isto quero dizer que só usa o azul, preto e branco. Isto é bom porque se tivesse muita cor só distraía da verdadeira função de uma infografia que, segundo Wildbur é a "comunicação eficiente da informação" (Wildbur, 1998 : 6), e tornava confusa a própria infografia. Um dos elementos também presentes nesta composição é o contorno que está patente no ser humano, nas ondas e na prancha. Este torna a leitura mais simples e fácil. 
Assim, na minha opinião esta é uma infografia bem conseguida a todos os níveis, informa objectivamente, diz /explica alguma coisa, e esteticamente é também boa, já que a apresentação e grafismo são bastante agradáveis e bem conseguidos. 

Recolha de exemplos de infografias

Neste trabalho optei por retirar da Internet exemplos de infografias, recorrendo muitas vezes a jornais portugueses, como o jornal i. Em baixo apresento o resultado da pesquisa realizada:









Notícia para a Infografia

Para a última proposta de trabalho na qual temos que fazer uma infografia eu escolhi a seguinte notícia para a realização da mesma: